ÓPERA

16 de agosto de 2009

Ópera ao Ar Livre

A Europa se orgulha das suas Óperas, estabelecimentos culturais sem igual, frequentemente sediadas em belos edifícios históricos. Mas, nos últimos anos, foi criada uma segunda geração de Óperas realizadas ao ar livre.
Open Air Opera in Switzerland

O objetivo é tornar a ópera menos intimidante, visando popularizar esta forma de arte e fazendo com que seja mais acessível para todos.

A organização Opera-Europe promove a ópera e protege os interesses das companhias e festivais operísticos na Europa e outros lugares.

Óperas e Jardins

Alguns lugares são lendários. Por exemplo, o Reino Unido tem o muito popular festival de Glyndebourne. Na aberta campina inglesa, de maio até agosto, se oferece todo um programa de ópera que a cada ano atrai milhares de apreciadores. Os maravilhosos jardins são um destino por si só mas os visitantes podem desfrutar também de restaurantes ou de piqueniques preparados numa noite tão elegante quanto divertida.

Dois ingleses residentes em Indre e Loire (França), inspirados por esta noção, quiseram propor a mesma experiência elegante e refinada num ambiente rústico. Agora, se passarem pelo município de Baugé, reservem lugar para uma noite de ópera no Manoir des Capucins. No intervalo, poderão desfrutar de um piquenique nos jardins da casa. Música e champanha: Que programa excelente!

Poderão experimentar um ambiente similar àquele em Londres (Reino Unido) se tiverem a oportunidade de assistir a um espetáculo no Parque de Holanda. Ao ar livre, no centro de Londres, entre os elegantes bairros de Notting Hill y Kensington, o Parque de Holland, além dos seus magníficos jardins, organiza espetáculos da maior qualidade sob uma enorme tenda, tudo desenhado com grande gosto. Aqui também se oferece um piquenique acompanhado de champanha no intervalo!

Ópera ao Ar Livre em Bregenz, Áustria

Óperas e Lugares Históricos

Os sítios arqueológicos se prestam perfeitamente ao magnífico ambiente da ópera.

Na França, os Chorégies d'Orange se realizam no Teatro Romano de Orange, uma relíquia da época romana magníficamente conservada, em julho e agosto de cada ano desde 1869. O muro do cenário, ainda intacto após os séculos, garante uma acústica perfeita.

O objectivo do Festival d’Opéras en plein air (Óperas ao Ar Livre) é promover as artes líricas e o patrimônio arquitetônico. Um programa itinerante de alta qualidade se oferece a cada verão em diversos cenários prestigiosos: os Jardins do Senado em Paris, o Parc de Sceaux e numerosos castelos perto de Paris bem como mais afastados.

Em Roma (Itália), a cada verão, as Termas de Caracalla acolhem um festival de ópera. Estas são as maiores termas jamais construídas em Roma. Se visitam a região de Marches, não percam o festival de Macerato, na costa adriática, no encantador e pouco frequente teatro de areia, o Esferisterio.

Castillo de Olavinlinna, Finlandia

Na Finlândia, o Festival de Ópera de Savonlinna, reconhecido internacionalmente, se celebra a cada verão. A sua especialidade é a organização de atuações no ambiente excepcional do castelo medieval de Olavinlinna, situado numa pequena ilha no meio do lago Saimaa.

Avenches, Suíça, capital provincial romana de outrora, e apenas a alguns minutos de Firbourg e Lausanne, acolhe os visitantes numa cidade medieval e um ambiente bucólico. A cada mês de julho, as antigas areias passam a ser o cenário de um festival operístico muito respeitado. Em 2007, vibrem ao som das trombetas numa nova produção de Aïda de Verdi!

Voltem ao berço da civilização ocidental na Grécia, onde o Festival de Epidaurus em Atenas acolhe umas atuações esplêndidas num cenário de sonho: o Odeon de Herodes Atticus, um teatro romano situado sob a Acrópole. Não é um salto extraordinário no passado? Não se pode deixar de ir numa ópera no Anfiteatro de Epidaurus, que se destaca pela sua excepcional acústica!

Óperas ao Ar Livre em Grécia

Ópera e Natureza

Na Áustria, no coração do Vorarlberg, reúnam-se em Bregenz e deixem-se levar pela magia da ópera num ambiente único ao ar livre: algumas atuações se realizam num cenário flutuante no Lago Constança. A combinação de vistas e belos sons só pode levantar o espírito!

Assim, queridos visitantes, se se encontram na Europa durante a temporada de festivais, se são apreciadores da ópera ou se sempre quiseram saber cómo ela é, tem aqui uma oportunidade. Façam a sua escolha; poderão desfrutar de uma inesquecível e impressionante experiência musical numa grande variedade de belos ambientes históricos e naturais. Uma experiência comovente garantida!



Postado por: Orígenes Mauricio

Fonte: http://www.visiteurope.com/ccm/experience/detail/?nav_cat=134&lang=pt_BR&item_url=/ETC/pan-european/outdoor-opera.fr

0 comments

Postar um comentário