PAÍSES DEBATERÃO PROGRAMA NUCLEAR DO IRÃ NA ALEMANHA

31 de agosto de 2009

Nações do Conselho de Segurança da ONU e anfitriã preparam soluções que serão apresentadas em Nova York

BERLIM - Autoridades de seis países debaterão nesta semana soluções para o programa nuclear do Irã, informou nesta segunda-feira, 31, um porta-voz do governo da Alemanha, onde o encontro ocorrerá.

O porta-voz do Ministério do Exterior disse que a reunião, de um "alto nível de servidão civil", será realizado em território alemão, mas não na capital Berlim. Não foram dados mais detalhes sobre o encontro.

O porta-voz do Ministério do Exterior da França afirmou que a reunião deve acontecer em Frankfurt. O objetivo será se preparar para novo encontro de setembro na sede da ONU, em Nova York, para estabelecer as medidas que serão tomadas quando ao programa nuclear iraniano.

As nações que participarão da reunião são as que compõem o Conselho de Segurança da ONU - EUA, Reino Unido, França, Rússia e China - e a Alemanha, que estiveram frequentemente se reunindo para discutir o assunto.

O Irã insiste que seu programa nuclear tem fins pacíficos e vai somente gerar energia elétrica. Os EUA e seus aliados alegam que o país islâmico pretende construir armas nucleares e por isso aumentaram as ameaças de impor duras sanções à nação.

Na semana passada, a chanceler alemã, Angela Merkel, pediu ao governo iraniano que paralisasse seu programa nuclear e retornasse às negociações na reunião de setembro. Do contrário, se arriscaria a sofrer sanções "nos setores energético, financeiro e outros campos importantes".

0 comments

Postar um comentário